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sexta-feira, 29 de abril de 2011

http://videos.r7.com/autismo-ainda-e-uma-sindrome-cheia-de-misterios/idmedia/80ed6b357fbf3f9da8de8bf05802a859.html

AUTISMO...

Autismo...bem vindo ao meu mundo.

O autismo é uma disfunção global de desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação de um indivíduo. Por englobar diferentes graus de comprometimento, e indicando diferentes caminhos (embora não se saiba exatamente o que faz uma pessoa ser autista ou não), é muitas vezes chamado de desordem do espectro autista, ou seja: é um conjunto de anormalidades de interação social. As três principais formas são: autismo, síndrome de Asperger e transtorno invasivo do desenvolvimento não-especificado.

Meus trabalhos Pedagógicos

Meus trabalhos Pedagógicos

Meus trabalhos Pedagógicos

Meus trabalhos Pedagógicos


Vanessa é uma garota autista que visitou o Xuxa Park em 1996 e, surpreendentemente, com luvas que ela mesmo criava, imitando os diferentes trajes das Paquitas, reproduziu, com as mãos, a coreografia completa da música "Tô de bem com a Vida", deixando a Rainha e sua platéia de boa aberta com seu talento e criatividade! 

BIBLIOGRAFIA PARA AUTISMO


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BIBLIOGRAFIA:
  • Meu Guerreiro Famoso – Danyelle Perorazio  (Tudo o que você gostaria de ouvir do pediatra quando o seu filho é diagnosticado com Autismo
  • Nascido Em Um Dia Azul – Daniel Tammet -: Editora: Intrinseca (Em ‘Nascido em um dia azul’, Daniel Tammet relembra sua infância, quando se sentia isolado e limitado pela incapacidade social que marca pessoas como ele – um portador da síndrome de Savant e da síndrome de Asperger. Crianças com esses distúrbios têm dificuldades de relacionamento, de compreender frases ou piadas de duplo sentido, de captar nuances emocionais do comportamento humano ou de dirigir automóveis. Apesar dessas limitações, ele se tornou professor de línguas estrangeiras, é atração de programas de televisão e de universidades com suas habilidades singulares para fazer cálculos com velocidade, graças à forma especial como consegue lidar com números)
  • Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger – Chris Williams – (Esta obra sobre os cuidados com a criança autista é um recurso ideal para as famílias e também para os profissionais que trabalham com eles. Em linguagem clara e simples, os autores explicam a natureza dessa condição e suas variações, e abordam problemas comuns vivenciados em atividades do cotidiano como comer, dormir e ir ao banheiro. Além disso, sugerem estratégias para lidar com crises repentinas de raiva ou mau humor, e apresentam alternativas para melhorar as aptidões sociais e de comunicação.
    Com base em pesquisas atuais e muitos exemplos de casos, os autores analisam, passo a passo, cada problema e suas causas, propondo várias soluções).
  • Autismo Infantil – Leboyer, Marion  – Editora Papirus (Apesar das numerosas pesquisas consagradas à síndrome do autismo, a polêmica em torno dessa patologia subsuste, especialmente sobre as causas ou fatores desencadeantes. Sem priorizar nenhuma das trilhas abertas por pesquisadores de todo o mundo, Marion Leboyer esquadrinha todos os enfoques dados ao autismo, apresentando e explicitando os aspectos clínicos, biológicos, psicológicos, psicodinâmicos, genéticos e orgânicos)
  • Uma Menina Estranha  – Ed: Temple Grandin - Nesta obra a trajetória de Temple uma criança autista muito inteligente nos conta como é ser um autista. Nos auxilia na compreensão de sua visão de mundo, quais seus medos e a melhor maneira de auxiliá-la.
    Utiliza uma linguagem franca às vezes ingênua, porém que nos auxilia e enriquece no trato com crianças e jovens com a síndrome do autismo. Utiliza uma linguagem franca às vezes ingênua, porém que nos auxilia e enriquece no trato com crianças e jovens com a síndrome do autismo. Tem alguns termos técnicos, porém é de leitura razoavelmente fácil. Indicado tanto para pais quanto para profissionais da área.
    Já indiquei este livro para alguns pais, e eles me relataram que após esta leitura puderam compreender algumas reações de seus filhos que lhes pareciam sem sentido.

BANHOS DE SAL AMARGO DE MAGNÉZIO


BANHOS DE SAL AMARGO
O banho de sal amargo (Epsom Salt Bath) nada mais é do que sulfato de magnésio (Mg SO4). É um banho antigo muito usado por nossas bisavós para dores musculares, artrite, flebites, fibriomialgia, etc… Dá muito sono nas primeiras vezes, pois o magnésio é relaxante. E o sulfato é extremamente importante para o funcionamento de todo o organismo, especialmente o do cérebro. É um banho relaxante e, ao mesmo tempo, muito mais do que isso. Ele fornece magnésio e sulfato ao organismo, estimula a desintoxicação, normaliza o sono, diminui os problemas sensoriais depois de algum tempo de uso, tem efeitos benéficos para o sistema nervoso.
Susan Owens, uma colega de lista, neuropesquisadora, recuperou seu pai do Alzheimer com banhos de sal amargo e observou que as crianças com SID e dentro do espectro tem deficiência na sulfatação, de fato isso a impulsou a direcionar suas pesquisas ao campo da sulfatação e ela tem uma lista, a “sulfurstories”, que é para discutir esses assuntos. Vou traduzir parte de um compilação sobre os depoimentos mais técnicos de Susan Owens sobre “Epsom salt baths” ou banhos de sal amargo e colocar nos arquivos da DIS-Brasil que são públicos, portanto, pode ser acessados por quem quiser pesquisar mais.
Após umas cinco ou seis horas do banho você começa a observar os efeitos do sal. Eles se concentram melhor, perdem grande parte da ansiedade, falam melhor e menos, ficam menos hiperativos.
Quanto às contra-indicações: alguns sites contra-indicam no caso de hipertensão, problemas do coração e nos rins e diabetes, mas não são sites muito sérios. Estou ainda pesquisando esta parte, porque de todas as pessoas nas várias listas que eu freqüento que usaram o sal o depoimento único obtido sobre algum efeito colateral foi o de uma criança que teve coceira na pele, mas a criança era extremente alérgica a tudo.
Bem, a água não deve ter sabão ou xampu. De preferência, toma-se uma ducha com sabão antes e depois de enxaguar todo o corpo entra-se na banheira de água quente com o sal previamente dissolvido com as mãos. São 20 minutos “de molho”. A dosagem vai depender da quantidade de água que utilizará para diluir o sal. Para uma banheira de nenê é de uma colher de sopa cheia para uma banheira de agua quentinha. Não se deve enxaguar o corpo da água com sal. Apenas deve-se secar com uma toalha. Somente secar com a toalha.
Todo o stress e ansiedade do dia-a-dia se vai. Olha, eu sou hipertensa e ainda assim tomo um banho de vez em quando, quando sinto que estou muito ansiosa. A freqüência vai depender de sua tolerância e de sua deficiência de sulfato. O meia-vida do sal no organismo é de 4 a 9 horas. Então, o normal é de um banho por dia.
O segredo do sal é encontrar a dosagem certa para a criança. Como cada um tem graus de deficiência de sulfato diferentes as quantidades de sal tem que ser diferentes. É bom começar com uma dose menor e trabalhar em cima dela conforme as reações das crianças. Se eles ficam mais calmos com essa dose, fique nessa quantidade. Se não observar reação alguma aumente um pouco. Se a criança ficar irritada e chorona, pare com os banhos durante umas três semanas e diminua para uma colher de cafezinho e dê um espaço entre os dias tipo de uma semana.
O sal amargo (MgSO4) se encontra em qualquer farmácia e é baratinho. Tem uma marca que não funciona.É a IFAL.
Depoimento Jaqueline Schultz
EXTRAÍDOS DA LISTA DE AUTISMO DA YAHOOGRUPOS

HOMENAGEM DA XUXA PARA OS BAIXINHOS AUTISTAS E ESPECIAS


Essa música da Xuxa não foi feita exclusivamente para crianças Autistas mas acho que se encaixa muito bem na vida de muitas mães que tem crianças especiais de diversas síndromes que ainda não se sabe a cura mas que são reser humanos com os mesmos direito de viver e ser feliz!
Existem filhos que precisam mais carinho
De mais cuidados e atenção especial
E essas crianças quando muito bem amadas
Só Deus quem sabe qual o seu potencial
Seus pais conhecem um segredo do universo
Da harmonia na diversificação
Amar alguém dito norma é muito fácil
Longe de indiferença e discriminação
Me pergunto se a tua indiferença é natural
Me pergunto em que consiste ser normal
Me pergunto qual o referencial
Por que todo mundo tem que ser igual ?
Quem de nós é um ser humano exemplar
Quem de nós não tem espelho pra se olhar
Quem de nós é capaz de atirar
A primeira pedra sem se machucar
Alguns de nós julgam-se mais que todo mundo
Como se o sol fosse escolher pra quem nascer
Comparações são vaidosas ou amargas
Tudo na vida tem uma razão de ser
Tem gente preconceituosa e arrogante
E eu me preocupo com seu modo de pensar
Como se Deus fosse algum ser inconseqüente
Que faz pessoas diferentes só pra olhar
Muito prazer, EU existo.




quarta-feira, 27 de abril de 2011

CADA CRIANÇA AUTISTA TEM HABILIDADE E NECESSIDADES ÚNICAS


Pessoas com autismo, são, antes de mais nada, pessoas como todas outras. Possuem qualidades e fraquezas. O que as pessoas com autismo têm em comum é um TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO , um distúrbio de comunicação, que se cada um de maneira diferente. Alguns indivíduos apresentam inteligência na média ou acima da média da população, enquanto outras, abaixo da média.

Os objetivos acadêmicos precisam estar adequados a habilidade intelectual e nível de funcionamento do indivíduo. Algumas criança precisam de ajuda para entenderem as situações sociais e desenvolverem respostas adequadas, enquanto outras talvez apresentem comportamentos agressivos ou de auto-agressão que requerem assistência. Nenhum programa sozinho será eficiente para todas as pessoas autistas, por isto é importante que você encontre o ou os programas que serão mais adequados às necessidades dos seu filho.
Tanto o PROGRAMA EDUCACIONAL quanto a abordagem terapêutica devem estar adequados às necessidade individuais do seu filho.

ABORDAGENS EDUCATIVAS E TERAPÊUTICAS PARA O AUTISMO

Equanto você pesquisa, você vai ouvir sobre muitas abordagens diferentes, como musicoterapia, equoterapia, reorganização neurológica, comunicação facilitada, PECS (comunicação por figuras), vitaminas, dietas. Algumas abordagens foram comprovadas científicamente, outras não. Mas ainda que tudo isso pareça confuso, é preciso que você escolha o que for melhor para o seus filho.
Converse e faça muitas perguntas aos profissionais de cada área e mantenha-se atualizado sobre os novos estudos e pesquisas sobre o autismo.


Artigo: INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E EDUCAÇÃO DE AUTISTA

Descobrir que a sua criança  tem AUTISMO pode ser uma experiência aflitiva.Para alguns pais o diagnóstico é uma total surpresa, para outros, a confirmação de uma suspeita por vezes antiga, misto de alívio e de dor para a família que já esperava (ou até buscava) este diagnóstico. Seja qual for o caso, você provavelmente tem muitas perguntas sobre como proceder.
Antigamente, muitas pessoas com autismo eram colocadas em instituições e os profissionais não conheciam tanto sobre o autismo quanto conhecem hoje (aqueles que se mantêm atualizados). Atualmente sabe-se que com escola e tratamento adequados, as crianças  com autismo podem se desenvolver ainda que de forma diferente da das outras  crianças.
Se não há cura para o AUTISMO, existem abordagens educacionais e de tratamentos que reduzem alguns dos desafios associados a esta deficiência. A intervenção terapêutica pode ajudar a diminuir os comportamentos destrutivos e a educação deve ser ensinadas atividades que promovam maior independência da pessoa com autismo. Mas, assim como o autismo não é identificado por um único sintoma ou comportamento (mas um conjunto deles), não há uma abordagem que seja eficiente por si só. O tratamento para ser eficaz precisa atender as necessidades comportamentais individuais de cada criança.



QUER ME AJUDAR?


- Aceite-me como eu sou, tenho dificuldade de entender regras, mas sou capaz de aprender basta me ensinarem de uma forma adequada as minhas dificuldades.
- Você também pode aprender muita coisa comigo!
- Não me julgue, nem à meus pais e meus amigos, eles estão fazendo o melhor que podem...
NÃO ESPERE POR UM MUNDO MELHOR... NÃO DEIXE PARA AMANHÃ A AJUDA QUE VOCÊ PODE DAR HOJE...BJS RE E DA BIA

O GRANDE VALOR DA BASE DO AMOR...A FAMÍLIA


Eu e minha família algo inexplicável que sonhei desde cedo para a minha realização completa de vida, como mulher...esposa...mãe...


Vivemos sempre vencendo e combatendo muitos percalços da vida que nos propõe...e nem sempre sai como o planejado do que sonhamos... Vivemos e aprendemos com os erros e perdas... E em meio ao caos do dia-a-dia  sempre temos a certeza de que no fim de tudo vemos que Deus é maravilhoso em tudo dessa vida, que as vezes parece ser tão insana que perdemos as vezes a fé no ser humano e nas obras santas que ele criou...
Mas ou mesmo depois de tantos contra tempos devemos sempre não deixar de respirar e nem deixar de olhar para trás e ver que o maior tesouro e legado de valor inestimável é a nossa família... E sem essa base de amor, fé e bençãos não seremos nada... e nem completos...
Por isso apesar de sermos ou não perfeitos... Nunca deixaremos de  ser ... ESPECIAIS...COMO FAMÍLIA E COMO FILHOS E FILHAS DE DEUS...

POIS DÊ VALOR A SUA FAMÍLIA...
POIS TODA CRIATURA DIVINA DE DEUS...
TEM DIREITO A TER UMA...VIVER...E AMAR E SE AMADA POR ELA...
e vc é o presente maior DELA...
BJS RE